A mídia hoje, faz mais do que nunca, parte do dia-a-dia das
pessoas. Os meios de comunicação criam demandas, e orientam, os
costumes e hábitos da sociedade. Muito bom!
A todo instante, somos estimulados a comprar algo além de
sofrermos influência em nossas ações cotidianas. Show de bola – o
cotidiano é diretamente moldado pela mídia. Acho que não precisaria
separar este parágrafo do anterior: os dois estão tratando basicamente da
mesma coisa.
A publicidade sempre nos mostra modelos perfeitos de ser, modelos
de vida ideal e que o expectador pode adquirir, desde que compre
determinado produto ou ideia – o consumo ideológico também é
loucamente estimulado pela mídia. Argumento bacana.. Dessa forma
muitos dos meios de comunicação
detém poderes de manipulação sugerindo produtos, modos de viver e de
pensar, além de definir estilos. Muito bom!
Os discursos das mídias têm a capacidade de influenciar o
comportamento de todo um grupo social. As pessoas passam
a adotar conceitos que antes não tinham, passam, por exemplo, a usar um
determinado produto porque algum personagem da novela estava usando,
faz do produto da moda, necessários, pois assim se sentiram parte da
sociedade. Instinto de coletividade, de inclusão no grupo. Bom, bom, muito
bom Elas acabam perdendo sua individualidade reificação, homemcoisa. Muito bem lembrado!.
Com o avanço desenfreado da internet e o fácil acesso aos meios de
comunicação, principalmente aos meios de comunicações digitais, que se
tornaram parte da vida da sociedade moderna, as pessoas consomem
cada vez mais esses valores. Feliz ou infelizmente.
Assim, além de vender produtos, a mídia, vende idéias, valores e
conceitos, sendo construtora da identidade dos indivíduos na sociedade
“construtora da identidade dos indivíduos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário